sábado, 4 de junho de 2016

Um democrático maiô chamado Helanca

previously on  Barbie's melodrama.

Nosso último encontro enalteceu o aparecimento dos Fashion Paks, o projeto iniciado em 1962-1963 para vender roupinhas mais baratas e ampliar o roupeiro de Barbie. Nos três
primeiros anos dourados, 1959-1961, os trajes vendidos separadamente eram elaborados, pregados numa embalagem atraente para atrair o olhar das crianças. Algumas
Fashion Pak: In The Swim, de 1964
Meu maiô de Helanca favorito.
acompanhavam casaco de pele e até belas joias que adornariam o corpinho dela. 
Contudo, tal sofisticação exigia um preço que não poderia descer abaixo do custo de produção. Um valor que limitaria a coleção de muitas crianças.

Os Fashion Paks - clicar no vermelho para acessar às notas passadas a respeito e ao comercial legendado no nosso canal - trouxeram a possibilidade de vender peças simples como uma camiseta casual ou pares de calças, assim como acessórios, bolsas e sapatos. Tudo isso separadamente por um preço muito menor. A criança poderia escolher diferentes cores e criar combinações a partir das peças separadas. Algo que não era viável quando cada roupinha vinha completa com acessórios específicos. 

A ideia foi inovadora e aumentou a popularidade da boneca.




Today is the helanca swimsuit day.



Clique na imagem para ampliá-la
Fashion Pak: Maiô de Helanca azul,
tamancos dourados e óculos de sol.
Uma peça icônica a qual dedico esta tricotagem matinal. Entre as peças que faziam sucesso sendo vendidas separadamente, o maiô de Helanca se destacava e estava disponível em diferentes cores. Algumas delas são mais difíceis de encontrar hoje. Este maiô é especial para a história da boneca e a sua versão vermelha foi produzida em grande quantidade, fatos que implicaram na sua popularidade: combina com a maioria das peças, outfits completos e é fácil de achar por um bom preço. Esta benção se deve ao fato de que ele substituiu o icônico maiô de zebra de 1959, clicar para admirar o advento da primeira roupa de banho barbíestica, e se tornou o maiô oficial das Ponytails e das Bubble Cuts até 1966.




A boneca surge da ideia de uma jovem modelo que começa uma vida de bafos, de glamour, de sucesso na vida profissional e amorosa. Era interessante destacar na vitrine algo que mostrasse como Barbie era diferente das outras bonecas naquela época, sendo este diferencial claramente as curvas do seu corpo. A boneca sempre é lembrada por ser extremamente esguia, alta e ter os peitos grandes. Uma sacada foi ela na vitrine com roupas de banho, detalhe que acentua as curvas do corpo. Além de ser interessante economicamente, pois os maiôs eram mais baratos de serem produzidos em comparação aos outfits completos. 


Clique na imagem para ampliá-la
Swirl Ponytail veste maiô
de Helanca vermelho, em 1964
Na vitrine, a primeira peça de banho que Barbie vestiu foi o maiô de zebra. Ele acompanhou as primeiras bonecas com o rabo de cavalo, as mais valiosas hoje no mecado de colecionadores - #1, #2, #3, #4 e #5 - leia mais sobre as ponytails aqui, e a primeira Barbie de cabelo curto - a Bubble Cut. Com o advento dos Fashion Paks, as mudanças no roupeiro de Barbie trouxeram a sua segunda peça de banho, o maiô de Helanca. As Bubbles de segunda tiragem, Barbie do cabelo curto e no formato de bolha, vestiam Helanca e também as ponytails #6 e em diante, estas bonecas foram fabricadas apenas entre 1962 e 1966. Menciono em especial a Swirl Ponytail que surgiu em 1964, modificando completamente a franja das anteriores e as possibilidades nos tons de batom e cor de cabelo. Um ano emblemático para a coleção de Barbie, família e amigos: tínhamos já Skipper, a irmã dela, Midge, a melhor amiga, o namoradinho Ken e finalmente Allan, o boy de Midge. O universo vintage celestial, o double date clássico dos anos 60 com direito a uma irmã pentelha.


My favorite Helanca swimsuit


Coleção da Brígida

Também divulgado como swimsuit em Jersey, a material em Helanca nestas roupinhas de banho se ajusta muito bem ao corpo. Feito de fibras de nylon e poliéster, trata-se de um tecido cuja elasticidade favorece o movimento nas articulações do corpo da boneca e tem a textura opaca que sugere elegância mesmo num momento mais casual. Foram disponíveis primeiramente em vermelho, preto e azul marinho. Em seguida, variações como a versão pink e a laranjada surgiram para os fashion paks "In the swim", de 1964. Não se recomenda lavar este maiô com produtos que contenham alvejantes, nem com máquinas de lavar.

Conforme a identificação de Sarah Sink Eames, no seu livro "Barbie Fashion: The Complete History of the Wardrobes of Barbie doll, her friends and her family", a imagem abaixo indica a produção dos maiôs em Helanca entre 1962-1963 com as três possibilidades cromáticas. O splash da diva com seu novo roupão de banho em material mais maleável e casual sem perder os detalhes riquíssimos na trama do tecido e no corte e costura dele.


Clique na imagem para ampliá-la
Crédito à Sarah Sink Eames.



A popularidade do maiô de Helanca em 1964.


Até a próxima, darling !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie-nos um telegrama com seus pensamentos